fbpx

Seguro para carros antigos

Seguro para Carros Antigos

No mercado, existem opções específicas de seguro para carros antigos, destinadas a veículos com mais de 30 anos. No entanto, a indenização pode corresponder a apenas 70% do valor do carro. Saiba tudo sobre o assunto acompanhando o texto.

Os veículos que possuem 10, 20 ou 30 anos nem sempre conseguem contratar um seguro auto, devido à idade do carro.

Isso acontece porque as seguradoras, muitas vezes, encontram dificuldade de encontrar peças para reposição, em caso de sinistro parcial.

Assim, no aspecto comercial, o custo da empresa não valeria a pena, se comparado ao que é pago pelo consumidor.

Outro ponto que pode influenciar na negativa de muitas seguradoras em oferecer o serviço é a dificuldade de precificar o veículo, e assim estabelecer o valor de indenização em casos de perda total. Afinal, como saber quanto um carro tão antigo vale no mercado?

Para agravar as situações, alguns modelos de veículos são bastante visados pelos bandidos. Isso porque, eles podem ser usados em desmanches, para que suas peças sejam revendidas.

Além disso, carros antigos são mais sujeitos a defeitos mecânicos, e até as colisões.

Não significa, porém, que não existem opções. Se você está em busca de um seguro para carro antigo, será preciso, apenas, buscar por empresas especializadas no assunto.

A seguradora pode recusar um veículo?

Vale ressaltar que é possível que um veículo seja recusado pela seguradora. A negativa de proteção pode ser feita com base em uma série de fatores, como a idade do carro ou o perfil do consumidor.

É comum que isso ocorra com usuários com grandes chances de sinistro, como homens jovens e solteiros.

Quando recusa o seguro, a seguradora precisa fornecer ao indivíduo uma justificativa por escrito. Assim, o usuário poderá tentar corrigir os quesitos e, quem sabe, obter nova proposta.

Em todo o caso, se o carro já for segurado e o seguro for apenas renovado, essa recusa se torna menos provável.

Uma opção segura e com preços melhores

Como opção, temos as associações de proteção veicular, que não levam em consideração o ano do veículo nem o perfil do proprietário. Associações como a Protege Veículo garantem a proteção do seu bem com zero burocracia, preço justo e toda a garantia de uma empresa com mais de 10 anos no mercado.

Carros de colecionadores

Existem carros antigos que não circulam pelas ruas no cotidiano, mas também merecem proteção: os veículos dos colecionadores. Eles costumam possuir mais de 30 anos e devem ter com placa preta.

A placa preta só é “dada” a um veículo quando ele possui mais de 3 décadas e faz parte de uma coleção. Carros assim também precisam conservar 70% de suas características originais e contar com um Certificado de Originalidade.

Esse tipo de carro possui um valor de mercado bastante elevado, e seu preço tende a subir quanto maior for o seu número de peças originais.

Existem poucas empresas que asseguram esse tipo de carro. Quando uma delas oferece a proteção, o automóvel precisa passar por uma inspeção e avaliação individual.

Apenas assim, a companhia poderá determinar a possibilidade de cobertura e o custo do seguro.

Para conseguir uma empresa que ofereça esse tipo de serviço, pesquise bastante — e prepare o bolso!

Independentemente da idade do seu veículo, lembre-se de realizar cotações com diversas seguradoras em associações de proteção veicular. Isso vai tornar a contratação de seguro para carros antigos mais simples, já que haverá várias ofertas.

Isso é essencial, especialmente considerando que poucas empresas oferecem o serviço. Ao mesmo tempo, a pesquisa torna possível a comparação de preços e a contratação das coberturas ideais.

 Fonte: Smartia